Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Pilates realizado em solo, bola, acessórios e aparelho Wall Unit e Wunda Chair (utiliza molas para realizar os exercícios não havendo impacto), com aulas individuais e duração de uma hora, onde o aluno tem privacidade com atendimento exclusivo.
Histórico
Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, perto de Dusseldorf, Alemanha. Na infância ele sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Desde cedo se tornou obcecado em superar suas deficiências e fragilidades físicas, e decidiu trabalhar com dedicação e persistência. Foi ginasta, esquiador, mergulhador e aos 14 anos já era estudioso da musculatura do corpo e dos movimentos humanos. Estudou também formas orientais de exercícios como a ioga. Criou, então, o Método Pilates que o chamava de Contrologia, pois considerava o controle um dos princípios básicos de seu trabalho.
Os exercícios são realizados em poucas repetições com qualidade e fluidez nos movimentos.
Pilates para Gestantes
- Pilates para Gestantes vai colaborar para o fortalecimento do assoalho pélvico, vai preparar o corpo da gestante para as mudanças posturais (mudança de centro de gravidade e aumento da lordose lombar) minimizando o estresse da coluna e principalmente vai ajudar a manter o equilibrio que nesse período pode ficar prejudicado devido á instabilidade do quadril que está se preparando para o afastamento do osso púbico na hora do parto; os ligamentos ficam mais frouxos e é comum ocorrer problemas de pinçamento do nervo ciático pela instabilidade da articulação sacro-ilíaca. O trabalho respiratório e de controle corporal também irão ajudar na hora do parto, através da melhora da capacidade de contração e relaxamento do assoalho pélvico.
Benefícios:
- Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna
- Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo
- Auxiliar a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde)
- Estabilizar as articulações contra possíveis lesões
- Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra
Os exercícios de pilates são personalizados respeitando as limitações e restrições de cada um.
É necessário que tenha uma indicação do médico para poder praticar o pilates. As gestantes com gravidez de risco não podem praticar o método.
Pilates na Melhor Idade
O método Pilates aplicado ao idoso, é um programa de exercícios globais que potencializa a reeducação de movimentos promovendo hábitos de vida sadios. O pilates tem sido uma boa atividade, visando condicionamento físico e mental, corrigindo fraquezas e desequilíbrios do corpo, tendo como princípios básicos o controle da respiração, concentração e ativação do centro de força abdominal. Dentre os benefícios, diminui tensões musculares, corrige a postura, alivia dores, o estresse e a fadiga. Em diversas lesões, como exemplo da coluna vertebral, o fisioterapeuta visa à reabilitação e depois o pilates atua como prevenção, trabalhando mobilidade, fortalecimento, alongamento e relaxamento.
O método é desenvolvido de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Assim, o indivíduo da melhor idade ao optar pelo pilates como atividade física terá uma melhor independência funcional com equilíbrio e estabilidade, proporcionando melhor qualidade de vida.
Pilates para Reabilitação
O método de exercicíos criado por Joseph Pilates é hoje utilizado não só como condicionamento físico, mas também na prevenção e reabilitação de lesões e outras patologias. Após uma avaliação detalhada, o fisioterapeuta é capaz de traçar um plano de tratamento e/ ou prevenção para determinada patologia apresentada.